Palestra sobre Ciganos e a Religião. Em Sucupira Jaboatão.


Aceitei o convite e vamos convesrar sobre Ciganos e Religião.
Bem, sabemos que ciganos não têm religião de apropriação dogmática, não seguem conceitos coletivos. São Cristãos, têm muita fé na energia Divina, Deus, mas não geram uma religião.
A "religião" cigana toca os quatro elementos da natureza sua fé em Deus os guia o coração e a força interna, mas não seguem o catolicismo, nem protestantismo ou espiritismo.
Acreditam em vida após a morte e que não se deve cultuar a tristeza pela perda de alguém, uma vez que ela não morreu, mas fez uma passagem para outro plano, contudo cultuam a força deste ser que partiu em seu coração.
Religião em grego significa religar, ligação, e a maior ligação dos ciganos é com o convívio harmonioso com o divino e com a natureza criado por esta força.



 A pelestra foi realizada a convite do Fórun interreligioso em parceria com o Governo do Estado


O começo de toda conversa vem trazendo a questão de que os ciganos não possuem uma religião, eles podem absorver as leis religiosas de locais onde vivem, como por exemplo, em países muçulmanos, eles são muçulmanos.
Ciganos são cristãos, aceitam a ideia de outros planos de vida pós morte e em reencarnação, bem como grande parte de clãs acreditam e são devotos de Santa Sara, mas alguns clãs não vêm santa Sara como sua regente.  
O religare(religião) primordial dos ciganos é com a natureza, com os elementais da natureza, sua força e magia brotam deste relacionamento divino.  Acima de tudo seu religare é com a liberdade de serem o que desejam ser, estar onde desejam estar e celebrar a vida e todas coisas, poderem expressar seu coração com honradez e poder manifestar seu encanto cigano sem fronteiras.  Ciganos não andam de um canto a outro como dizem por vontade própria, mas porque não são aceitos em sua essência livre e em muitos movimentos da vida a liberdade é algo que incomoda aos que precisam lidar com poderes.  
           Em fim, ciganos  cultuam os ventos da bem aventurança, a Terra fértil e majestosa, o Fogo magnânimo e abundante e as Águas que movem a vida na fluidez do caminho do bem viver.


Uma pergunta que muitos se fazem é a ligação dos ciganos com a religião espírita. O fato de existirem manifestações e expressões de energias ciganas incorporadas por médiuns em sessões de qualquer ordem não significa dizer que é parte integrante de religião cigana ou dos ciganos. Um exemplo é da Umbanda, esta religião é uma coisa ser ciganos é outra, uma não faz parte da outra a não ser que a família cigana ou o clã absorva esta religião para seguir, como qualquer outra.
Uma curiosidade foi solicitada. Como um povo cigano se relaciona com os serviços públicos se não são alfabetizados, ou não tem registro civil. 
Esta é uma questão importante de se colocar uma vez que sabemos que os ciganos mudam de lugar as vezes, outras vezes firmam moradia e onde firmam moradia é  preciso ser registrado, é preciso como todo ser civil ser contado para o município onde vive. São atendidos como os moradores da localidade, pois são registrados uma vez que farão moradia fixa na cidade e que decidem ficar. Assim setores comunitários lideres da comunidade onde os ciganos habitam tratam de organizar as coisas, mas não é muito fácil e nem tão organizado. A cultura e tradições internas são muito forte. Colocar crianças na escola ou irem a postos de saúde é mais complicado do que para cidadãos da região. Sem contar que os ciganos têm uma estrutura própria de cuidar da saúde. A Bar ou Mamiorri, a curandeira do clã toma conta da saúde do clã. 
Conseguir emprego, mesmo documentado, par um cigano não é fácil.


  Perguntaram sobre o casamento cigano, a cultura, outras curiosidade que não só da religião. 
Sobre ler a sorte. 
Ciganos "não leem a sorte", eles leem o que está dentro do ser, trazem através das cartas ou da quiromancia um norte a ser encaminhado e como este ser pode olhar para as situações, encarar a vida e onde podem buscar força, é uma leitura para o autoconhecimento que enxerga o que foi, o que vem e o que é. 
Mas nada da fantasia e mito de que o cigano seduz e mente inventado hist´ria. Isso só acontece porque algumas pessoas se aproveitam da distorção sobre os ciganos e usam isso para ganhar vantagem e diminuem o real valor das cartas e da leitura de mãos. O passado e o futuro estão aqui no presente, é este que importa para os ciganos. Viver o presente.
Mais esclarecimentos entre em contato ou entrem no site da embaixada dos ciganos no Brasil.
Gratidão!
Namastê! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário