Rumbas Ciganas.

Rumbas Ciganas, descendem  do convívio entre ciganos e o povo espanhol. Andaluzes e catalãs dançam a rumba. A rumba Catalã nasce dos intercâmbios dos cantores e dançarinos que circulavam entre Espanha e cuba. Isso se dá ainda no século XVIV e não nos anos 50, como se pensava. 
Encontramos nestas manifestações dançantes diversos ritmos de rumba. A flamenca, Catalana e uma mistura das duas, muito chamada de espanhola, um ritmo que agrega outros e se torna mais popular no mundo. Porém a rumba catalã em sua efervescência é um destaque para povos ciganos. Tem muito do flamenco também e se inspira nas músicas cubanas para criação de suas canções, melodias. 
Aqui no Brasil é um ritmo muito conhecido. Porém, o corpo que dança rumbas ciganas precisa ser acentuado em seu ritmo, bem como um corpo que dança a dança turca. Não é só aprender o passo, mas adquirir o corpo daquela dança em especial. 
Dançar esses diversos tipo de rumba pede-se um corpo para cada uma delas. Inclusive surgiu a fusão de músicas árabes e flamencas trazendo uma outra dança conhecida ou como árabe flamenco ou como zambra, ambas misturam os ritmos, logo misturam as danças e vestimentas. Aqui no Brasil é conhecido como rumba árabe, assim popularizada também a nível de melodia.  Muito legal de dançar, pois você pode realizar dois ritmos em uma melodia deliciosa. 
Contudo, as misturas chamadas fusões confundem um pouco os pesquisadores e alguns professores e também pessoas ciganas afastadas de sua cultura. Mas cada rumba aqui citada tem especificidades. A alma trará sua força em cada uma. É só exercitar a dança em você e suas células irão se recordar.
Para além disso existe também o espaço para criação e inovação. Porém antes das inovações atenha-se ao corpo rítmico da origem da dança e assim a consciência estará sendo o principal elemento de sua criação.



Aulas de dança cigana sistêmica, inclui todas as rumbas, além das danças romanês(ciganas) dos balkãs, russa, e da Hungria e Grécia. venham conhecer. Opre Romale!!!

2 comentários:

  1. Muito importante todos esses esclarecimentos. Sou de São Paulo, faço dança cigana há cerca de dois anos. Muito bom poder contar com um espaço como este para informação. Abraços.🌹

    ResponderExcluir
  2. Muito importante todos esses esclarecimentos. Sou de São Paulo, faço dança cigana há cerca de dois anos. Muito bom poder contar com um espaço como este para informação. Abraços.🌹

    ResponderExcluir