Rumbas Ciganas.

Rumbas Ciganas, descendem muito dos convívios entre ciganos e o povo espanhol. Andaluzes e catalãs dançam muito a rumba em  Espanha. A rumba gitana nasce dos intercâmbios dos cantores e dançarinos que circulavam entre Espanha e cuba. Isso se dá ainda no século XVIV e não nos anos 50, como se pensava. 
Encontramos nestas manifestações dançantes diversos ritmos de rumba. A flamenca, Catalana e uma mistura das duas, muito chamada de espanhola, um ritmo que agrega outros e se torna mais popular no mundo. Porém a rumba catalã em sua efervescência é um destaque para povos ciganos. Tem muito do flamenco também e se inspira nas músicas cubanas para criação de suas canções, melodias. 
Aqui no Brasil é um ritmo muito conhecido, diria o mais dançado pois se torna prático e fácil referente a roupas e passos. Porém, o corpo que dança rumbas ciganas precisa ser acentuado em seu ritmo, bem como um corpo que dança a dança turca. Não é só aprender o passo, mas adquirir o corpo daquela dança em especial. 
Dançar esses diversos tipo de rumba pede-se um corpo para cada uma delas. Inclusive surgiu a fusão de músicas árabes e flamencas trazendo uma outra dança conhecida ou como árabe flamenco ou como zambra, ambas misturam os ritmos, logo misturam as danças e vestimentas mistas. Aqui no brasil é conhecido como rumba árabe, assim popularizada também a nível de melodia. Cadência linear e leve para dançar. Muito legal de dançar, pois você pode realizar dois ritmos em uma melodia deliciosa. 
Contudo, as misturas chamadas fusões confunde um pouco os pesquisadores e alguns professores e também pessoas ciganas afastadas de sua cultura. Mas cada rumba aqui citada tem especificidades, locais diferentes da Espanha e um corpo diferente. A alma trará sua força em cada uma. É só exercitar a dança em você e suas células irão se recordar.
Para além disso existe também o espaço para criação e inovação. Porém antes das inovações atenha-se ao corpo rítmico da origem da dança e assim a consciência estará sendo o principal elemento de sua criação. 


Aulas de dança cigana sistêmica, inclui todas as rumbas, além das danças romanês(ciganas) dos balkãs, russa, e da Hungria e Grécia. venham conhecer. Opre Romale!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário