Dia do Romani-Cigano

É desde 1971 que se comemora o Dia Internacional do Cigano a 8 de abril, o dia em que se realizou o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nas redondezas de Londres. A data foi institucionalizada pela ONU, como International Romani Day. 8 de Abril.
E desde sempre essas pessoas buscam ser reconhecidas apenas como seres que são e não como uma atração. 
O "nomadismo" e as festas sob fogueiras e céu aberto são elementos tão antigos que hoje não servem mais como referência.   "O teto é de estrelas e a liberdade é minha religião" são expressões tão incompreendidas e estereotipadas que não condizem com a verdade interna, pois tudo que se quer é a tranquilidade de poder viver como se é.

Estes são povos ciganos, vivem assim como muitos de nós, buscam ser livres realmente como nós e desejam celebrar suas existência dignamente, assim como qualquer ser humano.
Também tem em suas comunidades seres mesquinhos ou non gratas com em todas as sociedades.
A Magia existe, a fantasia é acréscimo do imaginário.
Se pudermos olhar todos os seres como um mesmo em sua diversidade, os esteriótipos e fantasias, invencionices referidas a qualquer nação(Nagô...Indígena, Romani-Cigana e outras que existirem não seriam necessários, mas como um ser ou nação deseja se sobrepor a outas e outros, é o ciclo infindável de busca, de luta.
Mas confio que tod@s a partir de si em alguma instância geram sabedorias e geram uniões, nessas pequenas gerações vamos aproveitando a verdade e o amor que surgem, sementes que podem ser regadas.
Em um dia, alguma hora, algo sempre acontece. Ficarmos atentos é importante para não deixarmos passar o que for precioso.
Histórias e meio de vida trazidas pelas etnias Romani tem muitas sabedorias incluí-las traz força. Respeitá-los é uma compreensão e na recíproca também o farão.
Opre Romale!




Nenhum comentário:

Postar um comentário