Ciganos Rroma.

 "O maior axioma do Povo Cigano diz simplesmente: "A sabedoria é como uma flor, de onde a abelha faz o mel, a aranha faz o veneno, cada uma de acordo com a sua própria natureza".
Para não enveredarmos num velho, carcomido e obsoleto discurso sociológico-político, e para não desgastarmos mais ainda a nossa salubridade cerebral, afirmamos que tudo o que acontece no Planeta, em termos de crise e transformação, afeta de perto o Povo Cigano (tão engajado com a natureza) e faz parte do cotidiano dessa minoria social que apesar do seu pouco grau de autonomia, tenta à duras penas preservar sua valiosa identidade e salvaguardar as peculiaridades de seus próprios conceitos de cidadania, em que pese os avanços tecnológicos, científicos e culturais; as mudanças de paradigmas e o glamouroso processo de globalização.
O Povo Cigano é também uma raça sofrida, discriminada, excluída do contexto sócio-político-econômico (mas nem por isso alienada). Essa raça perseguida por muitas "inquisições", levada aos campos de concentração e aos fornos crematórios da Alemanha Nazista (tanto quanto o povo judeu) continua existindo apesar de todas as expoliações e distorções. Desprovida de meios adequados de sobrevivência, descaracterizada pela modernidade de um falso intelectualismo proletário/urbano essa raça também está à caminho da própria extinção, mas estamos aqui exatamente para resgatar o que restam de sua memória cultural e artística, usos e costumes, simbolismo e tradição."Texto: Cigana Sttrada (do Clã Calon).
E completando... Eu não faço destinção relativa aos clãs, grupos ou comunidades Rrom-ciganos. Tod@s estão buscando um espaço para serem e para estar como se é e não como os olhos possam pensar.
Avante, estamos por aqui seguindo em frente.
Opre Rroma.
Roberta Do Espírito Santo Brado

Faço uns lembretes destes de vez em quando por aqui, para que as pessoas não pensem que ciganos só fazem festas e ou, só dançam alegremente, mas que são seres que têm princípios, filosofias e vontades e que passaram pelo mesmo sofrer de tantos de nossos antepassados. Somos um. Em todas as diferenças ao fim tod@s   somos seres humanos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário