Saias Ciganas.

Dizem que a saia é o elemento fogo na dança cigana. Eu sinto que ela é bem mais que isso. Esta, em seus movimentos libera os sentimentos que o corpo da dançarina traduz. Se este corpo estiver em profunda harmonia com as águas, estas serão águas fluentes, se estiver em sintonia com o ar, será uma saia de uma dançarina que em seus giros intensos e contínuos voa como águia ou uma garça. A terra lhe confere os movimentos de um corpo extasiante e o fogo é avassalador ou sutil em sua brandura.  Saias são como um instrumento de percussão forte e intensa, ou um violão ou, uma flauta. As saias ciganas migram seus movimentos de acordo com o coração da cigana que baila.
Quando realizo uma oficina de saias são estes elementos que permeiam sua construção, inclusive utilizamos a chama de uma vela para firmar seu alinhamento.
As saias ciganas eram em outrora confeccionadas a mão, pelas ciganas de clãs que não dispunham de uma máquina de costura ou de dinheiro para pagar alguém, ou comprar pronta. Além disso,  como comprar saias feitas pelas mãos de uma gaji? Era preciso construir suas próprias roupas, ensinamentos repassados de mãe para filha.
Trabalho com as saias todo potencial da energia feminina e a construção de sua história, um momento entre mulheres que se embelezam ainda mais, com uma roupa feita por si mesmas, suas mãos, seu coração, desejo e propósito. Isto favorece a um reconhecimento ancestral e a honra aos antepassados ciganos. Assim, nos tornamos confiantes, belas, habilidosas, perceptivas e gentis conosco,  em primeiro lugar,  e reverberamos esta energia ao todo em nosso redor.
Então que façamos nossas saias, a vida inteira.
Optchá!
Por Roberta do Espírito Santo Brado.


Saia estilo espanhola com 15m de roda e 3 babados sobrepostos. Feita à mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário