Dança Kalbeliya, cigana indiana.

Os ciganos ou Romani,  são um grupo étnico da Europa, cujas raízes vêm da Índia. Kalbeliya é o nome desta forma de dança representada pelo clã cigano com o mesmo nome. Estas danças são parte integral da cultura desta comunidade.

 Há cerca de 40 anos, tem se tornado popular a dança cigana Kalbeliya, de origem indiana. São, na verdade, coreografias e improvisos baseados na dança folclórica tradicional das mulheres dos Kalbeliya ou Sapera (serpente), um grupo nômade não pastoril do estado indiano do Rajastão Norte.
Antigamente, os Kalbeliya eram conhecidos como encantadores de serpentes ou sacerdotes de serpente, pela habilidade de capturá-las ou retirar veneno sem matá-las ou por realizar apresentações de “encantamento” desses animais.


A dança, até recentemente escondida do mundo, sem dúvida só aumentou a curiosidade no Ocidente pelos indianos. O interesse ocidental pelas “artes ciganas” criou uma concepção popular de que os Kalbeliya seriam os ancestrais dos ciganos europeus. O reconhecimento recente da dança Kalbeliya como “Patrimônio Mundial Imaterial” pela UNESCO, em novembro de 2010, lhe deu mais importância até mesmo na Índia, e isso poderá contribuir, talvez nem tanto para a preservação dessa arte, mas certamente para a emancipação da comunidade Kalbeliya em seu país. 
Esta dança foi representada  na 10ª festa da lua pelo Movimento Dança Cigana Recife, formado e incentivado pela Roberta do Espírito Santo ( Flor de Lótus), que aceitou nosso convite em mostrá-la em público, já que esta dança é realizada somente em ocasiões transcendentais. Normalmente, as Kalbelis dançam com vestidos pretos e vermelhos, mas em homenagem às formas transcendentais do Senhor Krishna e de Srimati Radharani, elas dançarão com vestes coloridas
 Com vocês, Dança Kalbeliya!
 Texto de Fellipe França um dos integrantes de nosso grupo.

Mulheres guerreiras, deusas do coração!
Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário