Santa Sarah

                  Domingo e segunda são dias de festa sagrada para os Rom-Ciganos.
Santa Sarah Kali. Padroeira de alguns clãs ciganos. No Brasil existem hoje, muitos clãs e alguns adotaram também Sara como santa em virtude de convívios mistos.
Existem muitas histórias a respeito da origem de Sarah. Para uns foi escrava de Maria mãe de Jesus, para outros uma escrava egípcia, para outros foi filha de Madalena com Jesus. E a partir destas hipóteses surgem diversas histórias, mas todas  se 
encerram em Sarah sendo cuidada pelo povo cigano descoberta em Saintes-Maries-de-la-Mer, França.
Desde então, dedicou-se plenamente a uma vida cristã e cuidou do povo com amor e devoção.
Fontes variam: se sua canonização consta de 1712, ou se é uma santa regional. Sua festa é celebrada nos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo.
Sua imagem é coberta de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centenas de lenços se acumulam aos seus pés.
As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela. Santa Sara é a santa dos ofendidos e dos desamparados.
Vamos festejando um anjo a mais.
                                       Optchá, Ishe`Allah! Namastê! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário