Dança Cigana-Ciganos-Rrom




Um princípio Rrom-cigano, é que eles vivem o hoje, não são adeptos a viver do passado, caminham para adiante. Uma história sem muitos pergaminhos a não ser os que os mais antigos se lembram ou estudiosos descobrem ainda meio sem profundidade. 
São enigmáticos pela diversidade, pois um clã ou grupo cigano nem sempre seguem as mesmas tradições, inclusive porque incorporam um pouco de culturas por onde passaram e conviveram.
No Brasil, poucos se lembram que os ciganos chegaram apenas 70 anos depois de sua descoberta, em 1570 um grupo de ciganos é trazido pela monarquia portuguesa e outros adentraram como puderam. Em 1828 Rrom de outros grupos ou clãs chegaram também fazendo histórias aqui em nosso país. Mas isto não é tocado. Porém existe.
Uma fantasia se criou ao redor desta cultura e o estígma de andarilho, onde se sabe que nem todo povo cigano gosta de viver aqui e acolá, querem um canto para viver suas vidas.
Mas sigo com este povo em frente, sem remoer passado e olhando o presente como dádiva da vida. Aprendendo e evoluindo. Opre Rroma.
Uma das tarefas do meu trabalho é a conexão ancestral das etnias no seu íntimo, sem fantasias. Além das bases terapêuticas e de autoconhecimento que o envolve. Gratidão aos Rrom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário