A Dança Cigana.


Sempre trago para as pessoas que chegam até o nosso bailado que o primeiro movimento da dança é o desejo de senti-la, é a sua respiração. Por isso nenhum movimento será difícil de aprender ou fazer. 
A dança cigana, vem nos proporcionar o contato direto com nosso poder interior, através do exercício de liberação das energias que o corpo traz a partir de situações ao longo da vida. Seja imposta por vínculos familiares, a cultura ou a sociedade. 
A dança cigana, não é só um espaço onde se libera a sensualidade, sedução, mas para além é o encontro consigo e com o Ser divino que nós somos. Nos leva a olhar nossas defesas, sabotagens, medos e de repente brota-nos o encanto e magia da quebra de imagens antes turvas que se desvelam através de cada instrumento usado para dançar. Mas cada um de nós só acessará este encantamento quando dispostos a abrir nosso coração e quando estivermos abertos para encararmo-nos. Olhar para nossas aspirações, perceber nossa força, interagir com as energias que nos movem enquanto humanos, nosso feminino e masculino, tocando um pouco a unidade.
Assim, geramos força para agir dentro das situações leves e adversas de nosso cotidiano e de nosso espaço individual, coletivo, interno e externo.
A dança pode ser expressa como festejo, mas há os movimentos realizados apenas em rituais de celebração de cura, ou outras intenções benéficas.
Os ensinamentos trazidos para um bem viver no sistema humano em contato com o divino maior são expressos a tod@s que queiram ouvir e ver e assim podem expressar em sua dança . A mudança é proposta e nos fortalecemos a partir dessa harmonia entre feminino e masculino em nós, homens e mulheres.
Bom, o propósito do trabalho que desenvolvo é tocar este feminino e masculino em tod@s nós e vivermos na dança da vida com mais alegria, liberdade e despertar para nova consciência através do trabalho e desenvolvimentos luminoso de nosso corpo, alma, mente e espírito. A dança cigana traz os valores da cultura cigana e os ensinamentos dos mestres para nossa evolução espiritual e humana.
É de bem saber que a dança cigana nos tempos antigos, era dançada pelas mulheres dentro de templos indianos como força sagrada e não para seduzir. E sim para contemplar o maior.
Flores, qualquer questionamento é só entrar em contato, estou disponível dentro do que me for possível. Ainda há muito mais o que sentir nesta dança.
Roberta do Espírito Santo. Opchá! Namastê!

                                                                         Bem-vind@!

Nenhum comentário:

Postar um comentário