Instrumentos de poder da dança cigana


Na dança cigana temos vários instrumentos de expressão.

O xale é a nossa conexão com a ancestralidade, com a liberdade, nos libera para o mundo. Trabalha o elemento fogo nos conecta com os mistérios. pode-se encontrar o elemento fogo também nas saias ciganas

O leque é a expressão da sensualidade, vem como o inusitado, o elemento supresa, que mesmo parecendo ausente ele está lá. Trabalha o elemento ar , limpa nosso campo aurico e seduz par o amor. Entramos na intimidade pessoal.

O véu toca os mistérios da nossa alma, nos põe em contato com a leveza, o corpo e a sensualidade. Trabalha o elemento ar, conduz a revelação.

O pandeiro com seu som contagiante,  trabalha a alegria, anuncia a comemoração.. Trabalha os quatro elementos e purifica o ambiente.

As castanholas trazem força, determinação, equilíbrio entre feminino e masculino. Trabalha o elemento Terra.

As fitas coloridas também traduzem em seu balanceio a alegria, a dança das cores e vem com o elemento Água que traz as lágrimas dos ciganos, mas lágrimas de celebração e também elemento  ar, a limpeza cósmica e conforta as lágrimas que se manifestam no sorriso.

O punhal é Terra e Ar, corta energias invasivas, limpa o ambiente, representa a coragem dos ciganos em suas lutas pela vida. Traz a força e a cura em seus rituais de purificação.
Todos os instrumentos   são uma comunicação para dentro e para fora

Nenhum comentário:

Postar um comentário