Uma clareza a cerca de etnias ciganas. Estas não são uma religião, são etnias formadas por diferentes grupos ainda que originados de um mesmo lugar, porém que absorveu influências de novos países por onde se ramificaram.
Os Romani construíram uma grande árvore genealógica cultual no mundo. Dificilmente um lugar nesta terra não tem a presença de Rom-ciganos.
Nosso Nordeste recebe muitas influências dos ciganos, mas isso ainda é invisível e contem muitos grupos residentes aqui.
São também agentes de muitas mudanças nas localidades a nível cultural, emocional e estilos de vida.
Existem também mudanças contundentes dentro das comunidades ciganas e uma delas muito forte é inclusão das mulheres no meio político em defesa e resistência de suas vidas.
Cigano não é uma religião, inclusive eles são das mais diversas crenças e práticas universalistas. Existem religiões que cultuam uma espiritualidade conhecida com correntes ciganas, mas não advém de uma origem etnológica cigana. É preciso apenas compreender as diferenças e compreender as necessidades de cada cadência dentro destes grupos.
A cultura Rom-Cigana é ampla, preenche muito o imaginário, mas contém muitos desafios em suas origens.
Esta árvore construída também gerou sementes anímicas de encanto pelo qual nos sentimos atraídos e nos conectamos a seus galhos resistentes ao deserto, tempestades e preconceitos, este ultimo o maior desfio.
Mas aqui estamos todos juntos. Ciganos, não ciganos, amantes e amados.
O Coração é um lugar vasto para as diferenças e para a vida em unidade.
Opre Rroma.
Gratidão e amor.
Roberta do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário