CERCI- Centro de Estudos e Resgate da Cultura Cigana.
A França tem, possivelmente, a política mais dura da Europa em relação aos imigrantes Ciganos. A maioria vive em acampamentos que são regularmente demolidos pela polícia. Anualmente, milhares são deportados. Nem sei como conseguem suportar tamanha discriminação.
Centenas de milhares de Ciganos, a maioria proveniente da Romênia e da Bulgária, mudaram para a Europa Ocidental desde os anos 1990. Infelizmente são considerados embusteiros e ladrões. Por ignorância são temidos e, por isso, não são bem vindos e, maldosamente, são excluídos.
A foto que mostro chama a atenção para os trailers que possuem. Bom seria se o projeto de lei 5094/13, fosse finalmente aprovado aqui no Brasil. Estamos a falar sobre o projeto Meu Trailer, Minha Vida.
O Povo Cigano não é nômade porque gosta, raríssimas são as exceções. Entretanto, já que o nomadismo ocorre por motivos óbvios, bom seria que fosse menos traumatizante, menos .....paro por aqui....
O nomadismo, conhecido como povo andarilho é muito mais por necessidade do que por vontade. Esta ideia pintada sobre os ciganos, povos Romi é mais lenda que realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário